Orientação para apresentação oral (presencial ou on-line) em mesas, palestras, conferências, recitais.
Mesas de debates sobre temas relativos a livro, mercado editorial e livreiro, leitura, literatura, produção e divulgação científica.
Entrevistas com escritores e editores.
Recitais literários
Leituras dramáticas
Eventos culturais
Cursos, oficinas e palestras sobre escrita literária, acadêmica, científica e técnica e sobre processo de produção e mercado editorial, entre outros.
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CURSOS
• GRAMÁTICA APLICADA À PRODUÇÃO E À REVISÃO DE TEXTOS
Ementa
Tópicos de gramática normativa do Português do Brasil aplicados a textos escritos de ficção ou não ficção, com ênfase nos problemas gramaticais mais frequentes. Relações de coesão e coerência textuais. Identificação de plágio e “conteúdos sensíveis”. Normatização técnica e padronização de recursos expressivos, sintáticos e estilísticos. Relações entre regras gramaticais e opções de estilo, conteúdo, estrutura e forma, considerando-se contexto de produção, finalidades, leitores previstos, normas da editora ou veículo de publicação do texto.
Objetivos
• Apresentar visão geral da gramática do Português do Brasil e a importância do conhecimento de regras básicas para produção, preparação e revisão de textos de ficção e não ficção.
• Apresentar exemplos de problemas e dúvidas gramaticais mais frequentes e indicar solução, conforme opções de estilo, conteúdo, estrutura e forma, considerando-se contexto de produção, finalidades, leitores previstos, normas da editora ou veículo de publicação do texto.
• Apresentar exemplos práticos e problematizar formas de revisão e limites de intervenção no texto.
Público-alvo
Escritores, revisores, preparadores de textos, tradutores, professores, estudantes de áreas afins e demais interessados em iniciar ou aprimorar o trabalho de produção, revisão e editoração de textos.
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• O QUE É E COMO CRIAR UM POEMA
Ementa
Noções básicas de literatura e gêneros literários em prosa e em verso. Poesia e poema. Poema lírico e poema épico/narrativo. Estrutura do poema: versos regulares, brancos ou livres; estrofe – tipos/número de versos; rima – classificação quanto à posição no verso ou estrofe, categoria gramatical, sonoridade, valor; ritmo e métrica. Poemas de forma fixa: soneto, elegia, ode, trova, haicai e outros. Linguagem figurada e imagens poéticas. Licença poética. Características e tendências da poesia contemporânea e do mercado editorial para livros de poemas.
Objetivos
• Apresentar noções básicas de literatura e gêneros literários, destacando as características de poemas lírico e épico e noções de versificação.
• Apresentar exemplos de poemas com diferentes estruturas e formas.
• Propor exercícios práticos de criação de poemas.
Público-alvo
Escritores, revisores, preparadores de texto, professores, estudantes e demais interessados em iniciar, aprimorar a escrita de textos poéticos ou trabalhar na revisão e editoração desse tipo de texto.
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• O QUE É E COMO ESCREVER UMA CRÔNICA
Ementa
Noções básicas de literatura e gêneros literários em prosa: romance, novela, conto, crônica. Características do gênero crônica. Hibridismo: literário e jornalístico. Factualidade e ficcionalidade. Representação do cotidiano, humor, ironia, crítica social, brevidade, efemeridade. Tipos de crônicas: histórica, jornalística, literária. Características e tendências da crônica brasileira contemporânea e do mercado editorial para livros desse gênero.
Objetivos
• Apresentar noções básicas de literatura e gêneros literários, destacando as características da crônica.
• Apresentar exemplos de crônicas de diferentes tipos e assuntos, escritas por cronistas brasileiros consagrados.
• Propor exercícios práticos de criação de crônicas.
Público-alvo
Escritores, revisores, preparadores de texto, professores, estudantes e demais interessados em aprimorar ou iniciar a escrita de crônicas ou trabalhar na revisão e editoração desse tipo de texto.
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• ESCRITA DE SI, ESCRITA DE OUTROS: AUTOBIOGRAFIA, BIOGRAFIA E MEMÓRIAS
Ementa
Características de textos biográficos, autobiográficos, memorialísticos. Etapas de elaboração do texto: definição do projeto editorial, do gênero textual, dos procedimentos e recursos narrativos; técnicas para elaboração de roteiro, realização e transcrição de entrevistas e de pesquisa para localização, recuperação, reunião e organização de material documental, bibliográfico e iconográfico; escrita do texto; revisão e preparação dos originais; edição do livro. Ética e postura profissional.
Objetivos
• Apresentar as características de textos autobiográficos, biográficos e memorialísticos.
• Apresentar as etapas de elaboração desses tipos de texto.
• Propor exercícios práticos de criação de autobiografia.
Público-alvo
Escritores, revisores, preparadores de texto, professores, estudantes e demais interessados em aprimorar ou iniciar a escrita de autobiografias, biografias e memórias individuais ou coletivas, ou trabalhar na revisão e editoração desses tipos de texto.
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• O GHOSTWRITER (ESCRITOR FANTASMA): O QUE FAZ E COMO SER UM
Ementa
Distinção entre ghostwriting e produção literária autoral. Definição do contrato entre o ghostwriter (escritor fantasma) e o autor que assina o texto. Etapas de construção do texto: definição do projeto editorial e do gênero textual – biografia, autobiografia ou memórias; técnicas para elaboração de roteiro, realização e transcrição de entrevistas e de pesquisa para recuperação e reunião do material documental e iconográfico; organização dos processos criativos; escrita do texto; revisão e preparação dos originais; edição do livro. Ética e postura profissional: anonimato, confidencialidade e sigilo.
Objetivos
• Apresentar as características do trabalho de ghostwriter.
• Apresentar as etapas de elaboração desse tipo de texto.
• Propor exercícios práticos de criação de um texto a partir do relato de outro participante do curso.
Público-alvo
Escritores, revisores, preparadores de texto, professores, estudantes e demais interessados em aprimorar ou iniciar a escrita de textos como ghostwriter ou trabalhar na revisão e editoração desse tipo de texto.
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• EM TORNO DO LIVRO: ELEMENTOS PRÉ, PÓS E PARATEXTUAIS E MATERIAL DE DIVULGAÇÃO
Ementa
Elementos que compõem o livro: título e textos de quarta capa, orelhas e biografia do autor; agradecimentos, dedicatória; prefácio, apresentação, posfácio. Textos que divulgam o livro: sinopse, ficha técnica, palavras-chave, release, resenha.
Objetivos
• Apresentar as características e exemplos de elementos pré, pós e paratextuais e do material de divulgação.
• Propor exercícios práticos de criação de um ou vários desses textos, com base em um livro escolhido pelos participantes do curso.
Público-alvo
Escritores, revisores, preparadores de texto, professores, estudantes e demais interessados em aprimorar ou iniciar a elaboração de elementos pré-textuais, pós-textuais e paratextuais e material de divulgação do livro.
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• "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS" E FORMAÇÃO DE LEITORES
Ementa
Síntese da história da literatura infantil universal e brasileira. Principais autores e obras escritas. Conceitos e tipos de textos mais frequentes: novelas, contos de fadas, fábulas, trovas, quadras, adivinhas, histórias em quadrinhos, peças de teatro e outros. Características de textos em verso e em prosa. Modalidade escrita e modalidade oral da língua. O contador de histórias. A declamação de poemas. Técnicas de "contação de histórias" e declamação de poemas: expressão facial e corporal, dicção e impostação da voz, direcionamento do olhar, mímica, pantomima. Indicação de critérios para seleção de textos. Elaboração de recursos de apoio e sugestões de atividades relacionadas às histórias.
Objetivos
• Apresentar as características da atividade do contador de histórias e sua relação com a leitura de textos literários.
• Propor atividades práticas de "contação de histórias".
Público-alvo
Escritores, professores, bibliotecários, mediadores de leitura, estudantes e demais interessados em aprimorar ou iniciar atividades de formação de leitores, por meio da "contação de histórias".